Cuidados Integrados ou Cuidados Paliativos

Família andando na praia

O que é ?

A filosofia dos Cuidados Integrados ou Cuidados Paliativos implica o cuidado integral, personalizado e multidisciplinar de pacientes, familiares e cuidadores de doenças crônicas. Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados paliativos não são apenas para pacientes com câncer não tratável ou terminal.

O objetivo é ajudar cada um a viver da melhor forma possível após o diagnóstico do câncer e em cada momento do tratamento de sua doença, por meio de uma avaliação personalizada, atuando no controle de qualquer sintoma que o paciente apresentar, contribuindo para que tolere melhor os efeitos causados pela doença e seu tratamento. Objetivando proporcionar qualidade de vida, alívio do sofrimento, e outros problemas físicos, psicossocial e espiritual.

•  Proporcionar alívio da dor e outros sintomas angustiantes causados pela doença.

•  Auxiliar o paciente e sua família a lidar com a nova realidade que a doença traz.

• Respeitar o paciente em suas escolhas, autonomia e integridade pessoal.

• Oferecer um sistema de apoio para ajudar o paciente a viver ativamente da melhor maneira possível e com qualidade até o final de sua vida.

• Valorizar a vida e encarar a morte como um processo natural.

• Evitar medidas para prolongar a vida a qualquer custo e que não tragam benefícios para qualidade de vida do paciente.

O tratamento paliativo é utilizado em conjunto com o tratamento oncológico ativo, ou seja, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, e sua importância aumenta em função do tipo do tratamento e do momento da doença. A transição do cuidado ativo para o cuidado paliativo é um processo contínuo.

O paciente com câncer apresenta uma enorme quantidade de sinais e sintomas de ordem física, emocional, psicológica e espiritual que surgem desde antes do diagnóstico e podem se estender durante toda a evolução da doença, inclusive afetando diretamente a rotina e a harmonia familiar. Esses sintomas também podem trazer uma piora na qualidade de vida e na resposta ao tratamento e, por isso, devem ser prevenidos, para que seja possível evitar ou minimizar o sofrimento.

O termo “paliativo” tem origem latina (pallium), que significa manto, e traz a ideia de proteção, em cuidados que possibilitem prevenir e aliviar o sofrimento.

O Cuidado Paliativo está dirigido ao alívio do sofrimento e da “dor total”, conceito que vem desde a década de 1960, introduzido por Dame Cecily Saunders: uma pessoa sofre não apenas pela sua dor física, mas também pelas limitações e consequências emocionais, sociais e espirituais impostas por sua doença.

A ideia nasceu da necessidade de esclarecermos que cuidados paliativos não é sinônimo de terminalidade.

Os cuidados paliativos são uma ferramenta essencial para os pacientes e seus familiares de terem um acolhimento especial durante todas as fases do tratamento do câncer.

Esclarecer que cuidados paliativos é uma forma de prevenção. Prevenção de sofrimentos desnecessários quanto no auxílio ao controle dos sintomas da doença, como náuseas e vômitos, dores, perda de peso, depressão entre inúmeras outras situações.

Para saber mais e conhecer toda a nossa estratégia de tratamento, agende uma consulta.

Qual a finalidade dos Cuidados Paliativos?

Como tratamos?

Cuidados Paliativos como uma forma de Prevenção